• Professor João Antonio

Feliz Dia aos Professores!

Hoje é uma data emblemática!


Hoje é dia de todos os seres humanos que assumem diuturnamente a missão de preparar outros seres humanos para o futuro, mesmo que só alguns destes outros queiram se preparar para o futuro.


Hoje é dia daqueles que passam noites em claro, criando slides e materiais didáticos só porque sabem que seus alunos vão aprender melhor com o auxílio deles, mesmo que não sejam reconhecidos por isso.


Hoje é o dia dos heróis e heroínas que sentem prazer em levar conhecimento útil e necessário, abrindo mentes e despertando corações, apesar de todos os obstáculos e sofrimentos impostos tanto pelos próprios alunos ou pelos "patrões" (públicos ou privados).


Hoje é dia dos soldados que enfrentam incautos "inimigos" num campo de batalha repleto de cadeiras, livros e mentes vorazes, mas não no afã de derrotá-los, mas de conquistá-los, enaltecê-los, apoiá-los e torná-los melhores.


Hoje é dia daqueles que alfabetizam, que ensinam a contar e racionar matematicamente. Hoje é dia daqueles que sorriem quando o brilho no olho do aluno demonstra o "ahhh! Agora eu entendi!". Hoje é dia de todo indivíduo que chora de alegria quando vê a felicidade pela conquista estampada no rosto de cada pupilo.


Hoje, porém, NÃO É DIA de uma porção razoável de indivíduos que acham que o dia é deles, infelizmente. Eu não poderia honrar os merecedores da data sem separá-los, como trigo que são, do joio que dia e noite faz de tudo para merecer qualquer título, exceto o de professor.


Aos que usam do poder e espaço que têm para empurrar suas ideias político-religiosas nas frescas cabeças de seus alunos, quando deveriam estar preparando seus cognitivos para tornarem-nos capazes de enfrentar as dificuldades do mundo, como bons indivíduos, hoje não é o seu dia! Vocês não são professores, vocês são militantes que querem formar novos militantes!


Respeitem o magistério! Respeitem os alunos! Ensinem! É pra isso que vocês são pagos! Já que não são verdadeiros professores, ajam de forma mais semelhante a eles!


Aos que assediam moral, psicológica ou sexualmente seus alunos, especial, mas não somente, os menores de idade, usando de seu status para se insinuar para eles/elas, sob promessas de notas ou quaisquer outros benefícios, hoje não é o dia de vocês. Vocês não são professores, são monstros! A vocês, meu total desprezo, asco e ojeriza.


Que sofram muito em suas vidas e que agonizem na eternidade!


Aos que abandonam seus afazeres pedagógicos para, supostamente, representar a "classe docente", ventilando, na mínima fresta de oportunidade, movimentos de greve (e afins) que, no objetivo de atingir o governo, prejudicam apenas o presente e o futuro dos alunos, hoje não é o seu dia. Vocês são corporativistas que não entendem a verdadeira docência; nem são vocacionados para ela porque não conseguem olhar para além de seus próprios umbigos (leia-se: bolsos).


(especial crítica aos que impedem docentes verdadeiros de ministrarem suas aulas, por meio de piquetes e aos gritos de "fura-greve" - a vocês um círculo especial no inferno é reservado, espero)


Saiam da sala de aula de uma vez e vão assumir os sindicatos, ora bolas! Assumam sua verdadeira vocação e deixem que professores de verdade ensinem aos alunos!


Aos futuros "docentes", que escolhem os cursos de licenciatura e pedagogia somente para responder à pergunta "qual o curso que a minha nota vai dar condições de passar no ENEM?", um conselho: vocês ainda têm salvação! Ainda tem jeito de vocês se tornarem dignos do 15 de Outubro... só depende de vocês! Aprendam a amar o ato de ensinar! Aperfeiçoem-se no ato de ensinar! Aprendam a ensinar! Só isso importa!


Ensinar é uma missão muito nobre para ser realizada por quem não a ama. É uma missão muito importante para ser deixada nas mãos de quem não se dedica a ela e que, por isso, vai fazer de tudo para manchá-la.


Professores ruins não apenas acabam com o futuro de jovens e adultos, seus alunos... Professores ruins acabam com a nobreza do "ser professor" e maculam a "santidade" da missão.


Se você é professor por convicção, se você ama o que você faz, se você ensina para que seus alunos saibam de verdade o conteúdo - você é professor, sim! Hoje é o seu dia! Parabéns! Seus alunos precisam de você, honre-os, ajude-os!


Feliz Dia AOS Professores! Que Jesus, o Supremo e Perfeito Mestre, seja o exemplo para todos vocês!


Boa Sorte aos Alunos - que seus professores sejam sempre bons! Deus os abençoe!


Parafraseando (e alterando) o professor Wagner Horta, "Não estude com professores ruins: a vítima vai ser você!"

92 visualizações

"A Educação é importante demais para ser deixada nas mãos do governo! Liberte-se!